Nascimento de Jesus

Porque Um Menino Nos Nasceu, o Maravilhoso Conselheiro | Estudo Bíblico

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Sem dúvidas, esse verso do livro do Profeta Isaías é um dos mais lindos de toda a Bíblia sagrada. E tem revelações fortíssimas a cerca da identidade do Messias Jesus Cristo. Todas essas descrições sobre este “menino”, são atributos divinos.

Por isso, gostaria de examinar cada um desses atributos do Senhor Jesus, tendo o auxílio da língua original em que foi escrito o livro do Profeta Isaías, o Hebraico Bíblico. Vamos mergulhar em porções mais profundas da palavra de Deus.

Mas não se preocupe com o Hebraico, pois este Estudo Bíblico será algo bem claro e fácil de entender. Nós vamos explicar tudo passo a passo. É necessário ver o original, para expandir o significado dessa profecia magnífica.

Porque Um Menino Nos Nasceu

Logo no início do verso 6, encontramos as palavras בֵּן נִתַּן-לָנוּ , um filho foi dado a nós.


A primeira palavra que gostaria de analisar no verso de Isaías 9:6, é o termo “um menino nos nasceu”. Setecentos anos antes de Cristo, Isaías já profetizava sobre o nascimento de Jesus.

O nascimento de um menino que cumpriria a promessa feita a Adão e Eva, ainda no jardim do Éden, de que da semente da mulher nasceria o redentor.

A segunda palavra interessante desse verso é a parte “[um filho] se nos deu“, onde encontramos o verbo נִתַּן (nittan), que significa “foi dado” – o verbo, em Hebraico, está na construção (binyan) Nif’al, que está na voz passiva, na terceira pessoa do singular masculino.

O texto de Isaías 9:6 começa com “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu”. Veja que tanto o original hebraico, quanto a tradução está na voz passiva do verbo. Ou seja, o filho foi dado – alguém deu o filho – a linguagem está mostrando que o nascimento de Jesus foi um presente, um ato de doação.

E o Evangelho de João no capitulo 3:16 completa a profecia de Isaías, revelando quem havia dado o menino, o filho de Deus, o Príncipe e Rei de Israel:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

O Principado Está Sobre os Seus Ombros

Outra palavra interessante é הַמִּשְׂרָה (ha-misrah): Está acompanhado de um artigo definido, ou seja é um nome definido. Esse substantivo é derivado inclusive da palavra que vem em seguida שָׂרַר (sarar), que significa “reinar, governar”. A tradução mais adequada seria o reino, ou o governo está sobre Seus ombros.

Há uma expressão idiomática muito forte em hebraico, que chama esse reino de Malchut haShamayim (lê-se malrut rachamáim), governo que Jesus traz sobre os Seus ombros. É um reino de arrependimento:

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17

Além disso, o local onde Jesus nasceu é a cidade de Belém da Judéia, a mesma cidade do rei Davi. E Ele é filho de Davi, como prova a genealogia de Jesus, que Ele é o herdeiro do trono, é o legítimo rei de Israel.

Porque Um Menino nos Nasceu. Isaías 9:6-7


E Chamará o Seu Nome Maravilhoso Conselheiro

Maravilhoso vem da palavra פֶּלֶא (pelê), que quer dizer maravilha, ou milagre. Diversos personagens bíblicos aprenderam que o nome do Eterno Deus é Maravilhoso.

E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? Juízes 13:18

E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus. Juízes 13:22

Maravilhoso significa “aquele que é cheio de maravilhas, que faz maravilhas. Essa é uma excelente revelação sobre a natureza divina do “menino que nos nasceu, do filho que se nos deu”, pois é o mesmo que já fez e que faz “maravilhas”:

Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas? Êxodo 15:11

Seu Nome será também chamado Maravilhoso Conselheiro, porque conselho e sabedoria andam juntas. Somente um sábio pode dar conselhos. E Ele é a sabedoria que o mundo não conheceu, pois essa sabedoria é loucura para os que não creem.

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21

Deus Forte, Pai da Eternidade

Aqui os termos são אֵל גִּבּוֹר El Gibor, “Deus forte”, e o termo “Pai da eternidade” é em hebraico אֲבִי עַד Avi-Ad,  que significa “Pai Eterno”. Porque como temos procurado demonstrar nos estudos bíblicos sobre o nascimento de Jesus, que o Messias, o Jesus Cristo é o Eterno Deus que se fez carne. Jesus é o “Deus forte”, o “Pai Eterno“.

Quem mais ousou ser chamado de Pai Eterno? Sabemos que há somente UM, e que a corresponde à natureza eterna de Jesus:

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58

Príncipe da Paz

Aqui temos as palavras שַׂר שָׁלוֹם Sar Shalom, que podem ser traduzidas como “Príncipe da Paz”, ou “Rei da Paz”. O Seu reino é um reino de paz.

Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. Isaías 9:7

A paz do Seu reino não terá fim, e nós somos representantes desse reino, portanto, a paz tem que ser uma das características de um verdadeiro discípulo de Jesus.

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Mateus 5:9

Isaías 9:6 e o Rei Ezequias

Uma leitura alternativa para o nome do menino de Isaías 9:6 é: “O Deus poderoso, Pai da eternidade e Príncipe da Paz está planejando uma maravilha”.

Em outras palavras, o nome da criança é uma frase completa que descreve uma obra milagrosa da parte de Deus .

Isso pode ser um problema para aqueles que desejam atribuir este versículo como sendo exclusivamente sobre o Messias, uma vez que apoia a visão judaica ortodoxa (anti-missionária) de que esse texto é sobre o rei Ezequias e a libertação milagrosa de Deus, sobre os exércitos de Senaqueribe (rei da Assíria).

Como os textos bíblicos não possuem apenas um (01) nível de interpretação (na verdade são quatro níveis, do sistema PaRDeS), eu entendo que seja ambos.

Ou seja, deve ter tido algum significado e aplicação imediata e relevante para aqueles que ouviram pela primeira vez a profecia naquele dia, caso contrário, qual seria o objetivo?

Mas em um nível mais profundo, essa profecia fala sim do nascimento de Jesus, o nosso Deus forte, Príncipe da paz, pois a profecia exige que o reino desse Príncipe seja eterno:

Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. Isaías 9:7

Dele testemunhou João Batista, “Ele, o que vem depois de mim, tem a excelência, porquanto já existia antes de mim”. Embora Jesus tenha nascido fisicamente de uma mulher, como pudemos ver nos versos deste estudo, Ele é antes que todo o universo existisse.

Porque um menino nos nasceu“, é uma prestação de contas, uma explicação, a justificativa do motivo da nossa salvação. Porque foi por esse menino, esse presente de Deus para nós que alcançamos a redenção.

Israel Silva

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies. Autor do livro Gênesis, o Livro dos Patriarcas.

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