Jesus Filho de Davi – O que Significa? | Estudo Bíblico

O que significa dizer Jesus filho de Davi? Na semana 63, das 70 semanas do ministério de Jesus, o Mestre estava em Jerusalém, no Templo, ensinando a uma multidão de discípulos, quando proferiu muitas parábolas.

E, como estava na cidade em que se concentrava a maior parte das autoridades religiosas de Israel, foi duramente questionado pelos Saduceus, Escribas e Fariseus. Cada um desses grupos se achava no direito de tutelar a verdade, fazendo-se de “os guardiões da Lei“.

E acreditavam que somente eles tinham a autoridade de interpretar as Escrituras, e que saberiam reconhecer quem seria o Messias, também chamado em Grego de Cristo, quando Ele viesse ao mundo, particularmente a Israel.

O grande problema é que o Messias veio, Jesus estava diante deles, mas eles não queriam crer Nele. E procuravam desacreditá-lo diante do povo, por meio de muitas perguntas capciosas. Esse enfrentamento foi crescendo até que entrasse no tema, e na grande pergunta, “quem é o Messias?”

O filho de Davi

A passagem sobre Jesus filho de Davi, está registrada nos Evangelhos de Mateus 22:41-46, e Lucas 20:41-44. Depois de dar respostas que deixaram muitos maravilhados com a Sua sabedoria, o Mestre parte para o contra-ataque, trazendo uma questão que contem uma grande revelação.

Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
Mateus 22:42

Os Judeus sabiam claramente que o Messias seria da descendência de Davi. As autoridades religiosas de Jerusalém também admitiam tal fato. Porém, o que os Fariseus e demais seitas Judaicas não reconheciam era a natureza divina do Messias.

E ser chamado de filho de Davi, era mais do que simplesmente pertencer à árvore genealógica do antigo rei de Israel. A genealogia de Jesus, dada por meio de Maria, em Mateus, prova que Jesus era filho de Davi.

O cego Bartimeu clamou dizendo, “filho de Davi, tenha misericórdia de mim”. A mulher Cananeia, uma estrangeira, também pediu a Jesus, chamando-o de filho de Davi. Muitos personagens do Novo Testamento reconheceram o Mestre como o filho de Davi.

Isso porque essas pessoas, em meio ao sofrimento, receberam de Deus uma revelação que está intimamente ligada à identidade do “Filho de Davi”. Não é somente genética que esse título fala. É algo muito maior, e que só podem recebê-lo aqueles a quem o Eterno revelar.

Disse o Senhor ao meu Senhor

Em algumas oportunidades, Jesus desejou revelar o Seu caráter, a Sua origem celestial aos religiosos ultra-ortodoxos de Israel, como quando Ele disse, “Eu sou o caminho a verdade e a vida“. Porém, sempre foi rejeitado, pois os religiosos não sabiam, na verdade, quem o Messias seria (no que tange a sua natureza).

Seria o Messias de Israel, apenas um homem? Seria o Messias divino? O que o título “filho de Davi”, pode nos ajudar com essas questões?

E Jesus, novamente tenta explicar de onde Ele veio:

Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:

Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?

Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
Mateus 22:43-45

O Mestre está citando o Salmos 110:1, de Davi. E quando analisamos esse Salmo a partir do Hebraico, muitas outras nuances que surgem da linguística usada, podem nos ajudar a esclarecer esse verso.

Por esse motivo, vou reproduzir com uma imagem, logo abaixo, esse verso no seu original, para que possamos compreender quem é “o filho de Davi”:

o Salmo 110:1 em hebraico, disse o senhor ao meu senhor

O Salmo 110:1

O Salmo citado por Jesus, 110:1, traz as seguintes palavras em Hebraico:

  • נְאֻם “neum” – que significa “proclamação” geralmente da parte de Deus, com o sentido de uma “profecia”. Poderia ser traduzida como “proclamou/determinou/profetizou”;
  • יְהֹוָה “YEHOVÁ” – é o nome do Eterno em Hebraico. Esse é o chamado tetragrama sagrado, é o nome pessoal de Deus.

Até aqui temos que o Eterno, YEHOVÁ proclamou ao Meu Senhor, pois a palavra que vem em seguida é o termo אָדוֹן “Adon” – “Senhor”. Alguns tomam esse termo para desfazer da divindade de Jesus, pois o termo Adon é amplamente reconhecido como se referindo ao Messias.

Mas a palavra אָדוֹן “Adon” , justamente confirma a identidade celestial do Mestre. “Adon”, é uma palavra que pode ser usada para Deus e para o homem. Porém quando em referência a Deus, ela é uma substituto natural para o nome do Eterno, que vimos logo acima.

E o termo אָדוֹן “Adon” está sendo utilizado, neste Salmo, como um recurso literário do Hebraico Bíblico, chamado de paralelismo, onde há a repetição de palavras com igual significado, com intenção de reforçá-los.

Esse paralelismo vai ficar mais claro e evidente, à medida que prosseguirmos na leitura das demais palavras que se seguem.

Depois vem os termo שֵׁב לִימִינִי עַד־אָשִׁית אֹיְבֶיךָ “shev limini ad assít oivecha”, “sente-se à minha direita até que eu faça os teus inimigos”. E logo em seguida vem a palavra הֲדֹם “hadom”, “banquinho de descansar os pés”, ou “escabelo”, e finalmente, לְרַגְלֶיךָ “leraglecha”, “para os teus pés”.

Veja que a palavra, “banquinho de descansar os pés/escabelo”, é o termo הֲדֹם “hadom”, com a mesma sonoridade na pronúncia “adom”, que a palavra אָדוֹן “Adon” – que significa “Senhor”. Usar palavras com o mesmo som para ilustrar o paralelismo é outro recurso literário do Hebraico, chamado de aliteração.

Então, escrevemos toda essa explicação para mostrar que há um paralelismo poético muito forte no Salmos 110:1, e que fica ainda mais evidenciado no verso cinco desse mesmo Salmo.

salmo 110:5 em hebraico

Jesus filho de Davi

No verso cinco, a primeira palavra é אֲדֹנָיAdonai“, uma substituto amplamente reconhecido para o nome do Eterno, יְהֹוָה “YEHOVÁ/JEOVÁ”.

E veja que o verso diz עַל־יְמִינְךָ “al yeminecha”, “a Direita de Adonai” esmagou os reis no dia da Sua ira. Só que no verso do Salmo 110:1, nós vimos que quem está à Direita de Adonai é o Messias, chamado de אָדוֹן “Adon, “Senhor”.

Então, se o Messias está à Direita de Adonai, e o verso cinco diz que a Direita de Adonai “esmagou os reis”, isso significa dizer que a Direita de Adonai é Adonai (o Eterno).

Isso é o mesmo que dizer (como inclusive falamos previamente), que o termo אָדוֹן “Adon é apenas uma outra forma de se referir ao Eterno.

Nós temos então que o Eterno (na Sua forma plena), disse ao Eterno (na Sua forma humana – Jesus). Foi por isso que Jesus perguntou aos Fariseus, Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?

Jesus diz como Davi chama de Senhor? Por que esse “Senhor” é um termo, conforme explicamos acima, que significa “Deus”. E essa é a grande e maravilhosa revelação contida nessa pergunta do Mestre.

Até Davi chamava o Messias de Deus!

E se ainda restar alguma dúvida, o termo em Aramaico que a Peshitta traz para esse verso de Mateus 22:45, para o nome “Senhor“, é מָריָאMaryáh“, que é o nome do Eterno (יְהֹוָה “YEHOVÁ/JEOVÁ”), em Aramaico.

Textualmente, em Hebraico e Aramaico, Jesus é, sem sombra de dúvida, o Eterno!

O título “filho de Davi”, significa “ser Deus, ser o Eterno”, e todos que usaram foram atendidos, pois falavam uma verdade suprema, infinita, profunda, que Jesus é o Eterno!

disse o Eterno ao Eterno…”, essa poderia ser outra tradução possível para esse verso. E Jesus ao citar esse Salmo, acabou de vez com as pretensões dos Fariseus, dos Saduceus e de qualquer outro grupo que queira negar a Sua natureza.

E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.
Mateus 22:46

A verdade é que Jesus filho de Davi nos mostra que se Deus na Sua forma “completa/total”, é inacessível ao homem material, Ele o Senhor se reduziu, se humilhou e tomou a forma de um servo, obediente até a morte no madeiro.

E essa humildade é um escândalo que os Fariseus e muitos ainda hoje não são capazes de compreender. Mas nisso temos a nossa bendita esperança, que com o Seu próprio sangue, o Eterno nos redimiu. Por isso louvamos o nome de Jesus!

Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
João 8:57,58

Sobre o autor | Website

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies. Autor do livro Gênesis, o Livro dos Patriarcas.

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8 Comentários

  1. Sergio silvestre disse:

    Gostei muito é e foi pramim um aprendizado através de cada leitura que eu fiz glória a Deus.

  2. Jessica Gomes disse:

    Maravilhoso estudo! Culto e numa linguagem simplificada! Muito bom mesmo! Glória a Deus!

  3. Rosilene Olimpio dos Santos disse:

    Bom dia! Que estudo maravilhoso, gostaria muito aprender Hebraico ,aprendi mais um pouco dessa gloriosa palavra..Deus continue abençoando

  4. Andre Ribeiro disse:

    Maravilhoso, obrigado pelo estudo!!!!

  5. Nilcelia disse:

    Estudo muito rico e aprofundado. Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

  6. José Luiz Lázaro disse:

    Gostei muito tirou dúvida

  7. Josivan disse:

    Estudo muito bom

  8. Michel disse:

    Muito bom mesmo