Gênesis

Pregação Sobre Caim e Abel | Conheça o Erro de Abel!

Quando preparamos uma pregação sobre Caim e Abel, nos deparamos com um relato triste e bizarro que descreve uma grande tragédia ocorrida na família de Adão e Eva. É realmente trágica a relação entre dois irmãos, que termina no primeiro assassinato da humanidade.

O Gênesis nos traz relatos bem diferentes do que esperaríamos de um livro “puramente religioso”, “focado na família” ideal, com pai, mãe e seus filhos sentados, felizes, sorrindo à mesa de café da manhã, no melhor estilo “comercial doriana“.

Longe disso, desde a queda do homem, o texto bíblico se mantém tão fiel à realidade dos fatos, que é possível perceber que os seus significados se estendem para além do literal, usando a veracidade dessas histórias para nos trazer mensagens de cunho filosófico-espiritual, valiosíssimas.

Sempre procuro explicar aos meus alunos que as histórias do Gênesis não podem ser entendidas apenas na sua camada literal.

A menção da serpente e do fruto proibido, de Querubins e árvore da vida, e agora de um conflito sem causa aparente entre um pastor de ovelhas e um agricultor, perderia a sua importância com o passar do séculos, se nela não houvesse encerradas verdades espirituais de cunho eterno.

E é a partir de uma ótica que tenta captar esses detalhes espirituais, desde as camadas mais profundas dessa história, que desejo te convidar a construir essa pregação sobre Caim e Abel. Acompanhe conosco.

O nascimento de Caim e Abel

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Gênesis 4:1,2

O Gênesis 4:1-2, relata o nascimento de Caim e de Abel. Como já analisamos este texto no nosso estudo bíblico “Caim é o primeiro anticristo“, convido a você para que depois venha acompanhar as possíveis anomalias na linguagem do Gênesis 4:1, e que vão explicar toda a parte psicológica de Eva e de Caim.

O versículo 4:2, rapidamente nos informa da profissão que cada um dos irmãos seguiu, e que acaba por revelar muito das suas características espirituais.

Caim foi “lavrador da terra”, que no original em Hebraico, é עֹבֵד אֲדָמָהoved adamah“, “servo da terra“. A palavra אֲדָמָה adamah significa “terra/solo”, e foi justamente deste material que o homem foi feito no princípio.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra [וַיִּיצֶר יְהוָה אֱלֹהִים אֶת־הָאָדָם עָפָר מִן־הָאֲדָמָה]…
Gênesis 2:7

A “terra”, neste verso, simboliza o domínio humano, as necessidades humanas, as inclinações e os desejos humanos. Caim era um servo da terra, ou seja, ele era um servo de si mesmo, e o seu senhor era o seu próprio ego, e servia aos seus próprios desejos e por eles era escravizado.

O domínio de Caim era o campo, pois era nele que ele exercia o seu ofício de trabalhar a terra. Outro personagem famoso na Bíblia, também era um homem do campo.

…e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo
Gênesis 25:27

Segundo Jesus, o “campo” é o “mundo”.

O campo é o mundo…
Mateus 13:38

Ainda mais, verdadeiro caráter de Caim é animalesco. Isso pode ser comprovado pelo texto do verso 4:7.

Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Gênesis 4:7

No verso acima, destaquei a palavra “jaz“, que em Hebraico é o termo רֹבֵץrovetz“, que é um verbo usado para descrever o ato de um animal quadrúpede, deitando sobre o seu tronco. Ou seja, o pecado tem uma relação direta com o instinto animal de Caim.

O erro de Abel

Abel não é um servo da terra, Abel não serve a si mesmo. Ao contrário, ele protege e cuida de pessoas, pois essa é a simbologia que as palavras “pastor de ovelhas“, trazem. Abel tinha um caráter semelhante ao de Jesus, que não veio para ser servido.

Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
Marcos 10:45

Porém Abel cometeu um erro fatal. Não estou afirmando que ele pecou na mesma medida que Caim. Não mesmo, pois Abel era justo.

O erro de Abel foi ter aceitado o pedido de Caim para acompanhar o seu irmão até o “campo”.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
Gênesis 4:8

Na versão do Gênesis, com origem na Torá Samaritana, em Hebraico, o “convite” de Caim fica bem mais evidente. Vamos reproduzir em uma imagem logo abaixo, com a devida tradução.

ויאמר קין אל הבל אחיו נלכה השדה – A versão Samaritana tem a palavra נלכה nelechah – “vamos para [o campo]”. Pregação sobre Caim e Abel.

E disse Caim para Abel, seu irmão: Vamos para o campo… Gênesis 4:8 versão Samaritana

A versão em Aramaico, da Peshitta do Antigo Testamento, segundo o Reverendo Glenn David Bauscher, traz essas mesmas palavras para o “pedido” de Caim.

Isso significa que Caim primeiro tira Abel do seu ambiente natural, para levá-lo para um ambiente de domínio da “terra”, isto é, Abel primeiro é levado para um ambiente mundano. E é neste ambiente mundano, no domínio de Caim que Abel pôde ser assassinado.

E veja o contraste que Moisés faz entre dois verbos que representam dois momentos dessa história. No primeiro, como mostramos anteriormente, há uso do verbo רֹבֵץrovetz“, simbolizando o instinto pecaminoso/animal de Caim, que estava “deitado/abaixado/latente/adormecido“.

O segundo, mostra como Abel foi assassinado, quando Caim “se levanta/acorda”, para matar seu irmão.

se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
Gênesis 4:8

Esta revelação é fantástica,  porque Caim e Abel são a representação de cada um de nós. Em cada ser humano há um Caim e um Abel. Abel é o homem espiritual, enquanto que Caim simboliza o homem carnal. Ambos estão em nós.

Mesmo que este “nosso Caim”, esteja “deitado/adormecido”.

E fatalmente somos obrigados, todos os dias, a decidir a qual deles daremos “ouvidos”. A qual pedido atenderemos. Se permanecermos no ambiente espiritual, servindo a Deus e ao próximo, certamente viveremos.

Mas se atendermos ao pedido de Caim, que “de vez em quando” nos pede para darmos uma “voltinha no campo”, um “rolezinho no mundo“, o nosso Caim, o nosso instinto animal do pecado, irá se levantar e assassinará o nosso Abel, o nosso homem espiritual.

E não se engane, porque não há conciliação entre estes dois. Não há como servir a dois senhores, ou você agrada ao primeiro, e desagrada ao segundo.

No mundo espiritual, Caim e Abel são antagônicos e são inimigos desde o momento em que você, meu querido leitor, nasceu.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:17

 

Bibliografia da Pregação sobre Caim e Abel: Almeida Corrigida Fiel, Codex de Leningrado, Torá Samaritana – Torah Shomroni, The Aramaic-English Interlinear Peshitta Old Testament (The Torah)

Israel Silva

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies. Autor do livro Gênesis, o Livro dos Patriarcas.

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