O Filho da Viúva de Naim Teologia do Versículo de Lucas 7:11-17
Qual seria a mensagem anunciada no episódio sobre Jesus e o filho da viúva de Naim, teologia que está implícita no versículo de Lucas 7:11, até o versículo 17?
Quando falamos sobre a viúva de Naim e seu filho, geralmente damos mais ênfase nos aspectos mais marcantes desse grande milagre realizado pelo Mestre.
É muito glorioso falarmos de ressurreição, de cura, de como Deus transformou uma cerimônia fúnebre, em uma festa mais alegre do que um casamento. Esta passagem tem tudo a ver com o poder de ressuscitar sonhos.
O que é um filho, senão a projeção dos nossos próprios sonhos de ser mãe e pai. E nesse caso, toda a esperança da viúva morria juntamente com seu filho. É por isso que Jesus, compadecido dela, diz:
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
Lucas 7:13
Sim, claro que os versículos falam sobre os sentimentos do Mestre, e nos mostram que Deus não fica insensível ao sofrimento humano. Jesus tinha todo o poder para inclusive repreender a morte.
Ele mostrou isso na ressurreição de Lázaro, e também da filha de Jairo. O Mestre realizou muitos milagres, como a cura de Bartimeu, e do cego de nascença. Jesus tinha controle sobre a natureza, e acalmou a tempestade, e mesmo, andou sobre o mar.
Isso realmente está aparente, e é fácil de entender em todas essas passagens, e ainda mais na restauração deste jovem de aproximadamente 17 anos de idade.
Porém, do ponto de vista teológico, qual seria o significado desse texto? O que a teologia pode nos mostrar, a partir dessa passagem?
O filho da viúva de Naim Teologia
Pela teologia, todos os versos dessa passagem são importantes, mas talvez o versículo de maior importância seria Lucas 7:16:
נָבִיא גָּדוֹל קָם בְּקִרְבֵּנוּ
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
Lucas 7:16
Na parte final da história de Naim, há uma revelação estrondosa, que deveria ser tratada com a devida importância que ela tem. É por isso que estamos escrevendo este estudo bíblico.
Ocorre que no meio da alegria, da euforia, da animação por Jesus ter ressuscitado aquele jovem, a multidão que seguia a viúva em cortejo, profetiza em voz coletiva, o cumprimento de algo que vinha sendo esperado por séculos.
Eles usaram, em Hebraico, as mesmas palavras de Deuteronômio 18:15:
- נָבִיא Navi – Profeta;
- לָקוּם Laqum – verbo levantar; e
- קִרבָה Qarov – próximo, no meio, ou dentro.
Desde o Sinai, no evento da revelação dos dez mandamentos, Moisés, o grande legislador de Israel, profetizou que um grande profeta se levantaria no meio do povo de Deus:
נָבִיא אָקִים לָהֶם מִקֶּרֶב אֲחֵיהֶם
O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
Deuteronômio 18:15
E agora, no Novo Testamento, estas pessoas testemunharam e falaram alto para todo o mundo ouvir, que o Profeta anunciado por Moisés havia chegado. Era Ele quem curava os enfermos, expulsava os demônios, limpava os leprosos, e ressuscitava os mortos.
O Messias prometido estava diante deles, conforme a profecia! Este é o grande significado teológico da ressurreição do filho da viúva de Naim.
Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.
Lucas 7:22
Estudos extraordinários!
Que Deus continue anbençoando o seu ministério.
Gostei muito. Principalmente como foi escrito. Simples e objetiva de fácil compreensão.
Olá, meu nome e Gleyson, gostaria de saber como faz para fazer seus cursos de: hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é estudos da Bíblia.
Shalom!
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