O Jovem Rico Bíblia | A Parábola do Jovem Rico Passagem Estudo

A passagem sobre o jovem rico na Bíblia, é uma história em que Jesus nos transmitiu a dificuldade que uma pessoa que confia nas riquezas tem, para conseguir se salvar. O Mestre terminou esse episódio fazendo uma comparação que ficou conhecida como a parábola do camelo e da agulha.

Essa história está registrada nos versículos dos Evangelhos de Mateus 19:16-30, Lucas 18:18-30, e Marcos 10:17-31. Jesus estava nos confins da Judeia, na região do vale do Jordão, que é quente, semi-deserta, com muita escassez de recursos.

Quem era o jovem rico?

E é neste ambiente de muitas necessidades (onde João Batista tinha vivido, alimentando-se de gafanhotos e mel), vem até Jesus um homem jovem, que tinha aproximadamente entre 17 a 21 anos de idade.

E eis que, aproximando-se dele um jovem
Mateus 19:16

É possível chegar a esse cálculo, pois o manuscrito de Shem Tov, de Mateus em Hebraico, o chama de בָּחוּר “bachur” (lê-se barrúr), que é um jovem na idade que citamos acima.

mateus 19:16 em hebraico

ויגש אליו בחור א” משתחוה לו ויאמר לו ר’ איזה טוב אעשה לקנות חיי העה”ב – O manuscrito de Shem Tov.

No texto da Peshitta, para o Evangelho de Lucas em Hebraico, ele é chamado de נִּכְבָּדִים “nichbadim” (lê-se nirbadim), que corresponde ao termo “dignatário“, ou seja, o jovem rico era um funcionário público que exercia um alto cargo no governo.

O jovem rico adorou Jesus

O texto de Shem Tov concorda com Marcos, em Hebraico, pois ambos descrevem uma cena inicial de adoração ao Mestre.

  1. Shem Tov, em Mateus, afirma que o jovem se aproximou, prostrando-se em adoração, por meio do termo משתחוה “mishtachave” (lê-se mishtarravê), “adorando”.
  2. A Peshitta de Marcos, relata que ele se ajoelhou diante do Mestre, com o verbo כָּרַע “caráh”.

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele
Marcos 10:17

Esse ato de humildade e adoração nos dão pistas de que esse homem sabia quem era Jesus, em um nível que vai além da mera aparência. Provavelmente por ser um nobre, era educado e conhecia muito bem as Escrituras, e as profecias sobre o Messias.

O jovem rico reconheceu a divindade de Jesus

Mais interessante ainda, é examinar a saudação que o jovem rico faz a Jesus.

…disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
Mateus 19:16

Embora na tradução de João Ferreira de Almeida, para a língua Portuguesa não seja possível ler com clareza, no texto em Hebraico, da Peshitta, em Mateus 19:16 há o uso da palavra טוֹב tov, “bom“, duas vezes.

Por sua vez, Jesus respondeu com uma pergunta retórica, ou seja, era uma interrogação que não tinha interesse em obter uma resposta, mas buscava confirmar a saudação do jovem rico.

E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus
Mateus 19:17

Esse tipo de resposta, é o mesmo que foi dado a Manoa, pai de Sansão, quando perguntaram ao “anjo do Senhor“, qual era o nome dele:

E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?

…Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos

E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.
Juízes 13:18-22

Essa passagem de Mateus 19, tem muito em comum com a de Juízes 13. Em ambos os textos, os personagens se curvam diante de Deus.

O certo é que Jesus não estava discordando daquele jovem homem. Ao contrário, o que houve ali foi um diálogo altamente poético, que remete ao livro dos Salmos, conforme notou o estudioso e tradutor Franz Delitzsch:

Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.
Salmos 100:5

Jesus estava aceitando a saudação do jovem rico, e adicionando uma informação reveladora do mistério da sua identidade divina, que Ele é bom, e que quem é bom, é Deus. Ou seja, era uma autodeclaração de que Ele é o Eterno!

Além disso, conforme vimos no estudo “Eu sou o caminho a verdade e a vida“, o Mestre com aquelas palavras em Hebraico, declarou ser UM.  O mesmo “UM [só que é Deus]”, deste verso de Mateus 19:17.

…senão um só, que é Deus
Mateus 19:17

Isso mostra que aquele moço, ainda que rico, mas sabia quem era Jesus Cristo! Não me admira que o texto de Marcos nos fale que Jesus o amou:

E Jesus, olhando para ele, o amou…
Marcos 10:21

Que farei para comprar a vida?

Em seguida, o mancebo rico traz outra questão que revela o seu conhecimento sobre a natureza da salvação.

…que bem farei para conseguir a vida eterna?
Mateus 19:16

No manuscrito de Shem Tov, para o livro de Mateus, ele usa o termo לקנות “liqnôt”, que significa “comprar/adquirir”. Como vimos no estudo sobre “as bodas de Caná da Galileia“, a salvação não veio de graça!

A princípio pode parecer heresia esta afirmação, mas o real é que houve um preço que foi pago pela salvação da humanidade. E foi muito caro, o preço do sangue do cordeiro de Deus!

Até este ponto desta passagem, o jovem rico demonstrou bastante conhecimento bíblico, seja sobre a natureza de Jesus, seja sobre a natureza da salvação. O erro dele foi não saber, ou não aceitar a salvação que vem pela fé em Jesus.

E a fé só está completa quando obedecemos aos mandamentos do Senhor:

…Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 19:17-19

A resposta do Mestre nos mostra que não deve haver entre nós, desprezo pelos mandamentos do Eterno. É certo de que temos afirmado nos nossos estudos, e provamos que os Gentios/Cristãos não estão obrigados a cumprirem todos os mandamentos da Lei de Deus.

Recomendamos a leitura do estudo Bíblico sobre “as Lei noéticas em Atos 15, no concílio de Jerusalém“, onde abordamos esse tema em detalhes.

Porém os mandamentos que Jesus se referia eram todos mandamentos morais, que alcançam todos os homens. Jesus usou o verbo לשמור lishmôr, “guardar”, o mesmo termo usado para a função do homem no jardim:

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Gênesis 2:15

Enganando a si mesmo

Aquele jovem mancebo, tinha uma autopercepção errônea. Ele pensava que preenchia todas as mais altas demandas da Lei de Deus. Apesar de ter muito conhecimento “teológico“, faltava-lhe humildade para reconhecer as suas faltas.

Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Mateus 19:20

Ele disse que “guardava tudo isso”, mas na verdade não guardava. Como poderia guardar “tudo isso”, se recusaria logo em seguida, repartir a sua riqueza com os pobres?

O repartir com os necessitados faz parte do cumprimento do mandamento “amarás ao teu próximo como a ti mesmo“.

Jesus sabia disso, e é por isso, para mostrar que todos os homens pecaram, e necessitam buscar o perdão divino, ele diz ao jovem:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
Mateus 19:21

Como relatamos mais acima, a região onde esta história aconteceu, estava cheia de pobreza. Muitos viviam em cavernas (como onde foram encontrados os manuscritos do mar morto, em Qumran ), outros morriam de fome.

Mas aquele rico funcionário público tinha bens em abundância.

Sei que não é comum citar fontes extra-bíblicas, mas para que possamos entender melhor essa parte do diálogo entre o jovem rico e Jesus, vamos reproduzir uma parte do Evangelho dos Hebreus, um livro que pertence à tradição Cristã.

Mesmo que não seja canônico, e que não venhamos a tomá-lo como autoritativo, gostaria de citá-lo apenas como uma ilustração.

Há referências a este livro, pelos chamados “pais da Igreja Romana”, Eusébio e Orígenes, que o consideravam como o Evangelho dos Judeus Nazarenos e Ebionitas. Hugh Schonfield também chegou a analisá-lo.

Bem, de acordo com o Evangelho dos Hebreus, Jesus teria dito:

“Como você pode dizer, ‘Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade’?

Pois está escrito ‘Ame o teu próximo como a ti mesmo’, e veja muitos dos seus irmãos, filhos de Abraão, estão jogados, sujos, morrendo de fome – e a sua casa está cheia de boas coisas e nada você doa para eles.”

Jesus mostrou ao mancebo que na verdade, ele não guardava os mandamentos:

E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Mateus 19:22

Camelo pelo fundo de uma agulha

A parábola que Jesus fez na história do moço rico, empregando as palavras “camelo”, e “agulha”, vem gerando discussões desde os primeiros séculos da era Cristã.

Há estudiosos, como George Lamsa, que é nativo da língua Aramaica (o idioma oficial da Peshitta), que afirmam que o Mestre não se referia a um camelo, mas a uma corda.

Ocorre que a palavra Aramaica usada na Peshitta, é o termo גַמלָא “gamlah”, que significa tanto “camelo”, quanto “corda”. A própria versão da Peshitta em Hebraico traduz גַמלָאgamlah” como חֶבֶלcorda“.

Realmente, o termo “corda” faria mais sentido ser associado com “agulha”. Entretanto, o manuscrito de Shem Tov, para Mateus em Hebraico, usa a palavra גמלgamal“, que significa “camelo“.

ועוד אני אומר לכם שיותר קל לבא הגמל בעין המחט מן העשיר במלכות שמים

E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Mateus 19:23,24

A reconstrução de Franz Delitzsch também traz a palavra גמלgamal“, “camelo“.

Os ouvintes de Jesus acreditavam que riqueza e prosperidade eram um sinal da bênção de Deus.

Portanto, a incredulidade deles é mais no sentido de que, “se os ricos, que devem ser vistos como justos por Deus por força de suas bênçãos evidentes, não puderem ser salvos, quem poderá ser?”

O Mestre usou de uma figura de linguagem muito comum na época, que se encaixa na categoria dos exageros rabínicos.

Mesmo o Talmude Judaico há expressões semelhantes, como “um elefante passando pelo fundo de uma agulha” (Berakhot. 55b; Talmude Babilônico Baba.Meziah 38b).

Jesus novamente causava uma mudança de paradigma. As riquezas não eram um sinal de uma vida piedosa. Nem a pobreza vem de uma sentença por cometimento de pecado.

Na verdade, é difícil tanto para o pobre quanto para o rico serem salvos. Os pobres terem essa dificuldade para alcançar a salvação, já era de conhecimento dos Apóstolos.

Mas agora os ricos também passavam pelo mesmo problema! Por isso a surpresa dos discípulos!

Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
Mateus 19:25

A salvação vem de Deus! Ninguém ache que se salvará por si mesmo. Nem o rico pode comprá-la, nem o pobre pode recebê-la, se não for por meio de um milagre, o maior milagre é a salvação!

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Mateus 19:26

Sobre o autor | Website

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies. Autor do livro Gênesis, o Livro dos Patriarcas.

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2 Comentários

  1. ivan disse:

    gracae paz seus estudos tem sido de grande valia para mim creio num so Deus e aqui voce traz material pautado e bem explicado grande abraco e obrigado.
    gostaria de adquirir um material assim com versiculos preservados do aramaico hebraico se possivel shalon

  2. Carla disse:

    Boa tarde! Os estudos são excelentes, gostaria de saber se existe um grupo de transmissão pelo watss zap senão tiver, acredito que será um ótima ideia. Deus abençoe!