Não Matarás Bíblia Mandamento em Hebraico | Estudo Bíblico

Moisés e o povo Hebreu estão no Sinai. A palavra do Eterno continua a declarar no sexto mandamento da Bíblia em hebraico, “não matarás”. Sem dúvida este é um dos estatutos mais importantes para toda a raça humana.

Não matarás.
Êxodo 20:13

A proteção a vida, o bem mais sagrado que o Senhor concedeu ao homem. Mas o que compreenderia este mandamento, “não matarás”? O que, segundo o original, na língua Hebraica, esse verso significa?

Será que os Policiais, e outras forças de defesa, ou mesmo um cidadão, agindo em legítima defesa, serão condenados no dia do juízo, se adotarem medidas (de defesa), que venham causar a morte de um potencial agressor?

Não matarás na bíblia em hebraico

Há dois verbos em Hebraico, que passam o sentido de retirar a vida humana. O primeiro é o verbo לַהֲרוֹגlaharog“, que significa “matar“, mas de uma forma genérica. O segundo verbo é o termo לִרְצוֹחַlirtzoach” (lê-se lirtsôar), que significa “assassinar”.

não matarás, não assassinarás em hebraico

Há uma grande diferença entre esses dois verbos, pois quando um criminoso era sentenciado à morte por um crime hediondo, era condenado com o verbo que não indica assassinato, mas era o cumprimento de uma decisão judicial, a Côrte Suprema de Israel, chamada de בית דין Beit Din.

O verbo usado no mandamento de Êxodo 20:13, não é “não matarás”, no original. Esse é um grande problema de tradução, que trouxe muita confusão na interpretação da Bíblia, até os dias de hoje.

Em Êxodo 20:13, o Eterno usou os termos לֹא תִרְצָחlô tirtzach” (lê-se lô tirtsar), que significa, “não assassinarás“.

êxodo 20:13 em hebraico

É um verbo muito simples, que está na construção verbal do Hebraico chamado de Qal/Paal (que significa simples), na voz ativa, tempo do yiqtol, futuro, que expressa uma maneira educada, polida, e cordial de falar.

OS mandamentos divinos, geralmente vem na forma de conselhos, por isso não está no imperativo, que é uma forma mais “rude” de falar. Só pra ficar registrado, o imperativo seria, לֹא רְצַחlô retzach” (lê-se lô retsar), “não mates!”

O verbo está na 2ª pessoa do singular, tu ou você, indica um mandamento geral e ao mesmo tempo individualizado, cabendo a cada um de nós zelarmos pelo seu cumprimento.

É uma proibição contra a vingança, e contra a inveja e o ódio incontrolados. É por isso que o sexto mandamento foi melhor explicado, pelo próprio Eterno no livro de Levítico:

Não odiarás a teu irmão no teu coração
Levítico 19:17

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:18

Não matarás na tradução do Aramaico

Sempre que posso, gosto de citar as traduções para o Aramaico, que refletem uma tradição da época dos Apóstolos, e a forma como o povo Judeu entendia os versos da Bíblia Hebraica.

Um texto muito interessante, que nos confirma que o sentido do sexto mandamento é para não cometer assassinato, está no chamado Targum Yonatan:

…não sereis assassinos, ou companheiros ou parceiros com assassinos, e assassinos não serão vistos nas congregações de Israel… Targum Yonatan, Êxodo 20:13

O historiador Judeu do primeiro século, Flávio Josefo, também comenta sobre este mandamento no seu livro “Antiguidades Judaicas”:

…o sexto, que devemos nos abster do assassinato… Flávio Josefo, Antiguidades Judaicas 5:5.

Filo de Alexandria também abordou esse tema no seu comentário sobre o Êxodo:

…’não assassinarás‘ O termo ‘assassinar‘…se refere a qualquer um que sem permissão da Lei, mata um ser humano… Rediscovering Philo of Alexandria, Vol. II, Exodus chapter 20.

Vale a pena também citar a Peshitta Tanach, que é a tradução literal da Bíblia Hebraica para o Aramaico, publicada pelo Reverendo Glenn David Bauscher:

לא תקטול – Não assassinarás. Êxodo 20:13, em Aramaico da Peshitta Tanach.

não assassinarás em aramaico

Amar o teu inimigo como a si mesmo

Amar o teu próximo não é permitir que ele te assassine. O mandamento afirma que você tem que amar o seu inimigo/próximo como você ama a si mesmo, ou seja, de forma igual.

Você primeiro tem que ter amor a sua própria vida, e aplicar esse mesmo amor à vida de seu próximo.

Você tem direito à vida, e tem direito de se defender de agressões que ponham a sua vida, ou de sua família em risco de morte.

O verdadeiro objetivo do sexto mandamento, é proibir que um irmão/cidadão/pessoa, fique nutrindo ódio em seu coração, e que venha dar vazão a esse ódio, ao ponto de cometer assassinato, um crime horrendo e hediondo, de tirar a vida humana, que é o homicídio.

Foi neste mesmo erro de ódio que caiu o primeiro homicida, assassino Caim, contra o seu irmão Abel, no princípio, no Gênesis.

Jesus e o não matarás

Jesus cumpriu e ensinou aos seus discípulos a cumprirem a Lei de Deus. E com extrema sabedoria, nos ensinou, como no livro de Levítico, que a origem do assassinato está no ódio ao nosso próximo.

Ódio este, que nem mesmo em pensamentos ou palavras é permitido que esteja no coração ou na boca de um verdadeiro discípulo do caminho.

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo…
Mateus 5:21,22

Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás;

e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Romanos 13:9

Sobre o autor | Website

Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies. Autor do livro Gênesis, o Livro dos Patriarcas.

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1 Comentário

  1. flavio granja disse:

    bom dia meu querido gostaria de sua ajuda para esclarecer as duvidas minha e de um amigo
    Gênesis 6:6
    em Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
    Números 23:19
    Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

    Ele fica dizendo que a bíblia se contradiz gostaria se possível vcs esclarecessem nossas duvidas.